• Adriano Moreira

Sua foto do perfil pode estar inadequada! Veja como obter um retrato profissional.

Atualizado: 21 de Out de 2019

A importância de uma foto bem elaborada para perfis profissionais e pessoais; e ainda: 5 dicas do que NÃO fazer em suas fotos.

Criei esse post para mostrar como um retrato bem pensado pode: causar impacto rapidamente, passar segurança e ser crucial na hora em que um cliente, um contratante ou um curioso olhar para ele.


De quebra darei 5 dicas profissionais do que NÃO fazer em suas fotos. Você verá que o fotógrafo precisa estar atento a iluminação, a micro expressões faciais, roupas, postura, fundo e todos os detalhes que influenciem a mensagem desejada.


Vamos lá?


É automático: quando alguém que não está em nossa agenda telefônica nos chama no WhatsApp a primeira reação é clicar na foto para ver o rosto.

Quando estamos procurando por algum serviço como o de médicos ou advogados, também é normal tentar encontrar uma foto do dr. ou da dra. em seus perfis de redes sociais ou sites.



É ai que começam os problemas: fotos sem iluminação adequada, selfies com expressões estranhas, postura que não favorece, a foto clássica no carro com óculos escuros e por ai vai.


A maioria das pessoas nunca reparou nesses detalhes, mas agora que chamamos atenção para eles surgem algumas perguntas que nos leva a avaliar a importância de nosso “cartão de visitas” virtual: Você contrataria os serviços de alguém com uma foto como a sua? Se você fosse um recrutador, um cliente ou apenas um curioso, a foto do seu perfil te inspiraria confiança? Você já desistiu de alguém ou de algum serviço por causa de uma foto estranha no perfil?


Em 40 milissegundos somos capazes de tirar conclusões sobre as pessoas com base em uma imagem. Isso é da natureza humana, algo que vem sendo estudado há muito tempo.

Recentemente, a Undercover Recruiter, um dos maiores sites sobre recrutamento e seleção de talentos no mundo, criou um infográfico com os tipos de fotos que devem ser evitados nos perfis de redes sociais, caso a pessoa queria passar mais confiabilidade. São elas:

1. A selfie

Tirar uma boa selfie para seu perfil é uma tarefa difícil, o que não quer dizer que você sempre precisará de ajuda para fazer suas fotos.


Portanto, se você precisa de uma nova imagem de perfil e a única saída é buscar esse recurso, tome cuidado com a forma como você se posiciona, com a iluminação e outros aspectos que veremos adiante.


2. Foto na balada

Em baladas e eventos sociais, como casamentos e formaturas, é normal que você aproveite para tirar uma foto com as lentes profissionais do fotógrafo contratado. Porém, acredite, essa não é a melhor foto para colocar em seu perfil.


Nesses casos, há sempre muitas pessoas no fundo, luzes e outros elementos que vão colocar a credibilidade da sua foto em xeque.


A empresária Clarice refez a foto do perfil de suas redes

3. Se escondendo nas sombras

Uma boa iluminação é essencial para que você consiga ter boas fotos e para que consiga dar ao público uma boa ideia de quem você realmente é. Portanto, evite fotos escuras ou que tenham muitas sombras em seu rosto.


4. Por que tão sério?

As pessoas querem interagir com indivíduos que são fáceis de lidar e que tenham uma atitude positiva. Um sorriso ajuda a mostrar que você é uma pessoa amigável, aberta, disposta a sr relacionar e conversar.

Então, não fique tímido e mostre um bom sorriso em suas fotos – só não caia nos exageros, como as risadas extravagantes e quase sempre fakes.


5. O estilo retrô

As pessoas não se importam se você fez um ensaio fotográfico profissional incrível na década de 90. Elas querem construir uma ideia do que você é agora.


Então, certifique-se de escolher uma foto que está atualizada e retrata a pessoa que você é hoje, mais do que 20 anos atrás.


Com essas dicas básicas você já irá melhorar suas fotos. Isso, claro, se você for do time "faça você mesmo". Caso não seja, você pode fazer uma mudança como a do músico Renato Zanata:


O músico e escritor Renato Zanata trocou a selfie por um retrato profissional

A demanda por boas imagens vem gerando o surgimento de fotógrafos que estão se especializando em fotos para perfis digitais. Me encaixo nessa categoria.


É uma paixão conseguir registrar o melhor de cada pessoa. Um belo retrato é, além de tudo, um registro do que a pessoa é naquele tempo. Atrelado a ele estão suas histórias. No futuro, se ela revisitar aquela época, terá uma ótima representação fotográfica do melhor de si.

Até eu refiz meu retrato das redes sociais e sites

Para esses resultados, são usadas técnicas específicas:


ouvir a pessoa, focar em suas qualidades interiores, trabalho de postura, colocação adequada do olhar, posição da cabeça e dos ombros, iluminação, composição e tudo o mais que transmita autoconfiança, segurança, empatia, profissionalismo e cause boa impressão.


Com essas técnicas dá pra fazer qualquer pessoa parecer na foto de forma mais descontraída e inspiradora de confiança.

A utilização de um equipamento específico, como flashes de estúdio, também faz diferença. A luz do flash profissional deixa as cores mas vivas e dá mais nitidez à foto. É por isso que aquelas fotos de revista têm um "que" a mais.

Mas nem todos os retratos precisam de flashes. Em muitos casos basta uma janela ou uma varanda para se chegar em bons resultados, como nesse exemplo de retrato infantil (minha outra paixão na fotografia):

Ou ainda essa foto abaixo. Ela foi premiada com o primeiro lugar no concurso "Olhares Inspiradores" da Canon Brasil. Foi feita na praia de São Francisco - (Niterói) e é uma das que mais gosto por mostrar a alma do Vinícius.

"Um bom retrato é uma biografia pintada." (Anatole France)

Gostou? Então, qual a avaliação que você faz de sua atual foto de perfil digital? Tenho duas surpresas especias para você que chegou até aqui:


O que acha de ter sua foto atual avaliada por mim? E, depois, que tal uma sessão fotográfica sem risco para refazermos sua foto de perfil e deixa-la fantástica mostrando o melhor de você?


Sempre buscando contar novas histórias e mostrar o melhor das pessoas, eu vou avaliar sua foto de perfil gratuitamente e, depois, faremos uma sessão para buscarmos sua melhor imagem.


Tudo sem risco nenhum. Se você não gostar do resultado não precisa ficar com a foto.


Parece bom demais, né? Mas é isso mesmo.


Para isso as regra são:

1. A foto tem de ser feita na região metropolitana de Niterói (RJ)


2. Pela falta de tempo e pelo volume de outros trabalhos aqui, poderei fazer isso com quatro pessoas por mês. Portanto, uma pessoa a cada semana.


3. Apenas responder essas perguntinhas aqui (leva um minuto e meio, certinho. Não mais que isso).


Não quer fazer a sessão mas desejaria ter sua imagem avaliada? Não tem problema! Basta responder as perguntinhas aqui e pronto, irei fazer uma avaliação completa de sua atual imagem de perfil.


Estou ansioso para buscarmos sua melhor imagem. Imagina como será divertido a comparação do seu "Antes/ Depois"!



0 visualização

Adriano Moreira Fotografia Profissional      adrianosenamoreira@gmail.com      55 21 98463-7683      Niterói - Rio de Janeiro

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle